Mas calma, isto está tão longe de ser um computador comercial quanto Tatooine está longe da Terra. Este supercomputador terá a finalidade de realizar uma pesquisa muito especial – ele tentará descobrir detalhes sobre o tão famoso Big Bang – evento que teria gerado o universo. Isto sim é uma iniciativa audaciosa.
Vários telescópios serão instalados dentro de um perímetro de 3 mil quilômetros quadrados. Eles receberão dados que serão enviados ao supercomputador para que ele processe todas as informações diariamente. Chips 3D serão o coração do projeto que permitirá alcançar o enorme poder de computação requerido. Após o processamento dos exabytes diários, a IBM planeja o armazenamento de algo entre 300 e 150 petabytes de informações.
O projeto foi nomeado Square Kilometre Array (SKA). Segundo palavras de Ton Engbersen, pesquisador da IBM, “Se você pegar o número global do tráfego de dados diário na internet e multiplicar por dois, você terá ideia da quantidade de informações que o telescópio SKA vai coletar por dia”
Mas isto não é para amanhã. Devido a grandiosidade do projeto, ele só começará a sair do papel em 2017, com previsão de conclusão para 2024. Neste momento, os diretores do SKA estão discutindo o melhor lugar para a instalação do poderoso telescópio. Michiel van Haarlem, diretor do projeto, afirma que a pesquisa impactará definitivamente na forma como percebemos nosso lugar no universo e como entendemos a história e o futuro do nosso planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário